Como Começou:

Tudo começou na década de 1960, com Os descendentes japoneses da região, os primeiros a postarem na uva. Com o tempo, as terras vermelhas daquelas bandas começaram a ficar invalidadas pelas monoculturas mecanizadas como a soja. Por isso, houve grande incentivo de instituições para que a uva ganhasse espaço. Os agricultores gostaram da ideia, usaram a criatividade e trabalharão bastante. Quase tudo é feito manualmente.
A tradicional festa da uva, promovida pelo município, atrai gente de todo canto, para conhecer a qualidade de um produto que leva a marca do Paraná.

Em 2004 foi inaugurado um monumento em forma de cacho de uva. O gigantesco monumento foi feito pelo artesão cearense Gilberto Gomes Moura, medindo 17,8 m de altura , 135 m³ e 9 m de diâmetro, todo construído em concreto e ferro. As Uvas são composições de cores feitas pelo artesão, onde apresentam uma coloração original arroxeada, variedade Rubi, com alguns grãos ainda ligeiramente esverdeados, dando a ideia de que o cacho está em pleno processo de amadurecimento.
Esta foi uma forma de homenagear a fruta que movimenta a economia do município que é o mais importante Polo produtor de uva fina do Paraná, Marialva hoje conta com 750 produtores e 1.500 hectares de parreirais de variedade como Brasil, Benitaca, Niágara, Rubi e Itália

